Informe psicopedagógico
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
INFORME PSICOPEDAGÓGICO
O presente estudo foi realizado com o aluno J.V.S.J., nascido em 15/04/2000, atualmente com 10 anos e 9 meses de idade, aluno do 4° ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Clarindo de Melo. Foi encaminhado para avaliação psicopedagógica pelo Lar Transitório. O encaminhamento psicopedagógico partiu da queixa de que o sujeito em questão tem comportamento agressivo, é inquieta, implicante, não atende a regras, apresenta limitações quanto a socialização, apresenta desinteresse pelas atividades escolares, está sexualidade bastante aflorada e fala palavras de baixo calão.
A avaliação se deu no período de 24/09/2010 a 10/12/2010, com dois encontros semanais e com a duração de 60 minutos cada sessão. Na realização do diagnóstico foram utilizados os seguintes recursos avaliativos:
- Entrevista de Aproximação com a professora;
- Entrevista Exploratória com a avó da criança;
- EOCA – Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem;
- Observações de algumas aulas;
- Verificação de atividades pedagógicas;
- Observação da criança durante o recreio;
- Desenho Projetivo: HTP-F (casa, árvore, figura humana, família);
- Provas Projetivas: Parelha Educativa – os quatro momentos de um dia;
- Testes de Psicomotricidade: posição no espaço, relações espaciais, Coordenação Visual Motora;
- Provas Operativas: Conservação da Quantidade de Matéria, Conservação de Pequenos Conjuntos Discretos de Elementos; Quantificação da Inclusão de Classes.
Após a análise dos dados obtidos durante o processo de investigação foi possível constatar que o comportamento apresentado pela criança reflete questões variadas resultantes das relações estabelecidas com o mundo e com os seres. Observando as áreas específicas que compõem o ser em sua