Informações sobre ervas medicinais
Alfavaca ou Manjericão (ocimun basilicum): Arbusto, aromático, multiplica-se por sementes ou estacas. É digestivo, antiespasmódico gástrico, anti-reumático e diurético. Recomendado para problemas digestivos, alivia espasmos, baixa e febre corporal. Usado também contra infecções bacterianas e vermes intestinais.
Alho Fresco (Allium sativum): Seu bulbo, ou sob a forma de óleo é utilizado na medicina caseira. Cultivando em qualquer tipo de solo. Pode ser obtido em feiras, Farmácias e lojas de produtos naturais. É bom para gripes e resfriados, reduz o colesterol e a glicose, vermicida, expectorante.
Boldo Brasileiro (Plectranthus barbatus): Planta herbácea aromática, 1,5m de altura sabor muito amargo e flores azuis. Serve como ação gástrica, reduz a acidez estomacal e a produção de suco gástrico. Usado para controle de gastrite, azia, ressaca e estimulante de digestão e apetite.
Camomila (Matricaria chamomilla): É uma planta de 50cm de altura, com flores reunidas em capítulo, com dois tipos de corola (branca e amarela). É anti-inflamatória, analgésica, digestiva cicatrizante, antiespasmódica. Indicado para cólicas, má-digestão, assadura de fraldas, brotoeja, conjuntivite.
Capim – Limão (Cymbopogon citratus): Erva de 1m de altura, forma touceiras, folhas ásperas de margem cortante, planta bastante aromática. Serve como analgésico e relaxante muscular. Indicado para auxiliar no tratamento da gripe. Hipertensão, dores de cabeça.
Erva-Doce (Foeniculum vulgare): Planta permanente de 2m de altura,