iNFORMAÇOES sobre o ar
1- Como podemos perceber o ar
Pelas bolhas de ar saindo de uma garrafa plástica vazia ao mergulhá-la em um recipiente com água, enchendo um pneu, um balão ou utilizar aparelhos como ventilador ou secador de cabelo, em situações esportivas, como velejar, voar de asa-delta e paraquedas e para gerar energia elétrica, por meio de usinas eólicas.
2- Agentes poluidores do ar
O ar que respiramos é composto por uma mistura de gases. Ele é extremamente importante para a nossa vida e a de outros seres vivos. Quando o ar fica poluído, aumenta a concentração de substâncias químicas (poluentes) prejudiciais à nossa saúde e isso pode provocar alergias, intoxicações etc.
A poluição do ar é provocada principalmente pelos motores dos veículos, indústrias como as siderúrgicas, refinarias, fábricas de cimento e papel; queimadas e incineração do lixo doméstico.
Os veículos como automóveis, ônibus, motos, caminhões etc. são considerados os principais agentes poluentes do ar, As indústrias siderúrgicas e as fábricas de cimento também são responsáveis pela poluição do ar. Elas liberam na atmosfera partículas de sílica (SiO2) que ficam em suspensão no ar, provocando doenças pulmonares como fibroses e enfisemas.
3- Vento
O vento é um fenômeno meteorológico formado pelo movimento do ar na atmosfera. O vento é gerado através de fenômenos naturais como, por exemplo, os movimentos de rotação e translação do Planeta Terra.
4 – Relação entre o vento e o ar
Tudo começa com o ar, os pais do vento. O ar quente tende a subir e o ar frio a descer. E desse sobe e desce a pressão aumenta e então nasce o vento.
Existem vários fatores que podem influenciar na formação do vento, fazendo com que este possa ser mais forte (ventania) ou suave (brisa). Pressão atmosférica, radiação solar, umidade do ar e evaporação influenciam diretamente nas características do vento.
O vento é muito importante para o ser humano, pois facilita a dispersão dos poluentes e também pode gerar energia