Informatica
São os programas que podem ser usados em um computador, é tudo que se vê na tela (parte lógica).
O software é, na verdade, aquilo que propicia a interação entre o microcomputador e o usuário. Já dissemos, ao discutir periféricos, que são eles que possibilitam ao usuário comunicar-se com o microcomputador. Mas os periféricos são apenas o lado físico dessa comunicação. É necessário, também, haver programas que permitam que o usuário, através de periférico, se comunique com o microcomputador. É, portanto, o software que propicia essa interação entre o usuário e o microcomputador. Um microcomputador sem software é como um aparelho de som sem fitas ou discos: pode ser bonito, mas não interage com você, nem faz algo de útil.
Tipos de Software:
Software básico: é uma coleção de programas escritos para dar apoio a outros programas (ex. compiladores, editores ,...). A área de software básico é caracterizada por sua forte iteração com o hardware de computador. São os programas necessários para fazer o computador funcionar, atuam diretamente no hardware.
Sistemas Operacionais – MS-DOS, Windows 95, Windows 98, Windows XP, Linux, OS/2, dentre outros.
Programas Utilitários – podem vir instalados no próprio sistema operacional, ou podem ser comprados. Ex: Norton Utility, Scandisk, dentre outros.
Software Aplicativos (ou aplicativo ou ainda aplicação) é um programa de computador que tem por objetivo o desempenho de tarefas de índole prática, em geral ligadas ao processamento de dados, como o trabalho em escritório ou empresarial. A sua natureza é, portanto, diferente da de outros tipos de software, como sistemas operacionais e ferramentas a eles ligadas, jogos e outro softwares lúdicos, entre outros.
São os programas que nos auxiliam no dia a dia, como os processadores de texto, planilhas eletrônicas, etc.
Ex: Word, Excel, Access, PowerPoint.
O que é bit e byte?
Os computadores "entendem" impulsos elétricos, positivos