INFORMATICA
CURSO DE ENGENHARIA C IVIL
CÉSAR CARLOS SANTANA FILHO
ROMÁRIO LUCAS OLIVEIRA
B 2
INFORMÁTICA APLICADA
Jaraguá-Go
2015
Histórico:
1980 inicio do Ingres pela Berkeley e Computer Associates
1986 inicio do Postgres pela Berkeley
1987 primeira versão do Postgres
1989 liberação para usuários restritos da versão 1
1991 versão 3 com as principais funcionalidades atuais.
1993 versão 4.2, última lançada pela Berkeley
1994 Andrew Yu e Jolly Chen criaram a versão conhecida como Postgre95 (versão 5) com interpretador para a linguagem SQL.
1997 nome do projeto muda para PostgreSQL, a versão 6 é lançada
2000 versão 7 lançada com suporte a Foreign Key
2005 versão 8 lançada com versão nativa (sem uso do CYGWIN) para Windows, TABLESPACES, SAVEPOINTS, POINT-IN-TIME-RECOVERY. etc.
2005 em versão 8.1 – Commit Two Phases, Autovacuum, Roles
2006 em versão 8.2 – Novembro lançamento
O PostgreSQL é um dos resultados de uma ampla evolução que se iniciou com o projeto Ingres, desenvolvido na Universidade de Berkeley, Califórnia. O líder do projeto,Michael Stonebraker, um dos pioneiros dos bancos de dados relacionais, deixou a universidade em 1982 para comercializar o Ingres, porém retornou a ela logo em seguida. Após seu retorno a Berkeley, em 1985, Stonebraker começou um projeto pós-Ingres com o objetivo de resolver problemas com o modelo de banco de dados relacional. O principal problema era a incapacidade do modelo relacional compreender “tipos” (atualmente, chamados de objetos), ou seja, combinações de dados simples que formam uma única unidade.
O projeto resultante, chamado Postgres, era orientado a introduzir a menor quantidade possível de funcionalidades para completar o suporte a tipos. Estas funcionalidades incluíam a habilidade de definir tipos, mas também a habilidade de descrever relações - as quais até este momento eram amplamente utilizadas, mas completamente mantidas pelo usuário. No Postgres, o banco de dados "compreendia" as