informatica
Muitos avanços contribuíram para o desenvolvimento da matemática, cálculos complexos são solucionados em segundos com a ajuda de ferramentas hoje muito comuns, como os computadores e seus softwares matemáticos desenvolvidos pelo homem;além disso as calculadoras estão presentes no dia a dia do ser humano, auxiliando as operações matemáticas e suas operações básicas como: adição, subtração, multiplicação e divisão, além de outros mais complexos.
Segundo pesquisas, o ábaco é a “primeira” máquina de cacular inventada pelo homem, sendo desconhecido o seu inventor.Existem relatos que os babilônios utilizavam um ábaco construído em pedra lisa por volta de 2400 A.C., os indícios do uso do abaco na India, Mesopotâmia, Grécia, e Egito são muito fortes, outros ainda dizem que o instrumento surgiu na China. Só se pode afirmar que graças ao seu surgimento foi desenvolvido o conceito da contagem.
2 QUEM INVENTOU O NUMERO ZERO
Alguns estudiosos afirmam que o conceito numérico babilônico seguiu até à Índia, no entanto outros estudiosos dão o crédito aos indianos que teriam desenvolvido o zero de forma independente.
Foi por volta do ano 458 d.C que o conceito de zero apareceu pela primeira vez na Índia. As equações matemáticas eram representadas de forma escrita por extenso ou oralizadas na poesia ou cantos ao invés de símbolos. As palavras que simbolizavam o zero era “vazio”, “céu” ou “espaço”. Em 628, um astrônomo matemático hindu chamado Brahmagupta desenvolveu um símbolo para o zero, que era um ponto embaixo dos números. Ele também desenvolveu operações matemáticas usando zero, escreveu regras para chegar a zero através da adição e subtração, e os resultados do uso de zero em equações. Esta foi à primeira vez no mundo que o zero foi reconhecido como um número de conta própria, tanto como uma ideia quanto como um símbolo.
3 INVENTOR DA ALGEBRA
Abu Abdallah Mohammed ibn Musa Al-Khwarizmi (Khwarizm, Uzbequistão ? 780 – Bagdá ? 850) foi um matemático,