informatica
Israel Henrique de Araujo Souza
1 - O software é mais que programas executados pelo usuário final em termo de custo, já que outras atividades e pessoas são necessárias para que se chegue ao produto. O software não é apenas o programa, mas também todos os dados de documentação e configuração associados, necessários para que o programa opere corretamente.
2 - No desenvolvimento do software genérico quem produz o software controla a especificação, eles são feitos para atender a necessidade do mercado geral. Já no desenvolvimento do software sob encomenda quem compra o software controla a especificação, eles são feitos para atender a necessidade de um cliente específico.
3 - Os quatro atributos importantes são Manutenbilidade, eficiência, confiança, proteção e aceitabilidade e outros quatro atributos que podem ser significantes são Portabilidade, Facilidade de integração a outros sistemas, rastreabilidade e aderência as necessidades de negocio.
4 - Performance do software – (utilização de ferramentas case cria código não otimizado e menos eficiente, novos algoritmos e linguagens mais eficazes para criação de software); Escalabilidade, modelos mais eficazes na escalabilidade e manutenção de projetos de software cada vez mais complexos e melhor reutilização de código. Evolução dos métodos de programação. Ex.:
- programação estruturada, programação orientada a objetos;
- Segurança;
- Ergonomia do software – software cada vez mais acessível a todos os utilizadores (Ex.: Utilizadores com deficiências);
- Produção de software com linguagem natural – acelera o processo de criação de software possibilitando um nível máximo de abstração;
- Melhores e mais fiáveis agentes inteligentes para ajuda no processo de criação de software;
- Software amigo do ambiente (performance e ética ambiental);
- Certificação dos engenheiros de software;
- Custos mais baixos na produção de software, conjunto das medidas acima