Informatica
Um estudante de faculdade, em Wisconsin, ouve um disc-jóquei da Jamaica tocar a última música rapso (calypso rap). Um grupo de advocacia para crianças reúne seus membros, separados geograficamente, via transmissão particular. Um ouvinte de rádio escuta um anúncio de uma impressora para computador e faz o pedido imediatamente, usando a mesma mídia em que escutou o anúncio. Tudo isso é possível através do rádio via Internet.
O rádio via Internet já existe desde a década de 90. Porém, ele está passando por uma revolução que irá expandir seu alcance, do seu computador para qualquer lugar e a qualquer hora, além de expandir a programação dos locutores tradicionais para os indivíduos, organizações e governo.
Neste artigo, vamos explorar a revolução do rádio via Internet em termos de equipamento, transmissão, programação e as alterações na relação ouvinte/locutor.
O que é isso?
WIRELESS - O nome Wireless vem do inglês, significando "sem fio" (wire=fio, less=sem), sendo comumente utilizado no meio da informática para designar as tecnologias que permitem comunicação sem conexão física direta entre os equipamentos. Isso se dá através de ondas de rádio. A CONECT oferece o acesso à Internet utilizando essa tecnologia, onde você obtém um acesso muito mais ágil e com segurança sem depender de uma linha telefônica.
Como Funciona?
Através de repetidoras localizadas em pontos estratégicos, o sinal é distribuído aos clientes, sendo que para obter o acesso, o local deve ter "visada" (enxergar) uma das torres de transmissão. A velocidade de conexão pode chegar a 11 Megabits, sendo 200 vezes mais rápido do que a conexão via linha telefônica com um modem de 56K.
Para o acesso empresarial é possível implantar a Internet Via Rádio numa máquina (ou diretamente um roteador) que será o servidor de acesso onde através dela todas as outras estações podem obter o acesso através da rede local.
Já no caso dos condomínios, se houver interesse de pelo menos 5 (cinco)