Informatica
No mundo moderno é inevitável o contato com o computador. Desde a hora em que somos acordados pelo rádio-relógio até um simples saque de dinheiro em um caixa eletrônico, estamos nos servindo da informática.
Muitas vezes lidamos com a tecnologia do computador sem nos darmos conta. Por exemplo, ao usar o forno de microondas, ao ligar o videocassete, ao utilizar o automóvel, em uma viagem de metrô ou avião, até os recursos mais sofisticados de comunicações via satélite ou robótica, lá está a informática de novo.
A informática é a ciência que administra as informações, armazenando, atualizando e distribuindo essas informações de acordo com a necessidade. Para isso, utiliza os computadores como ferramentas de trabalho. Por isso, é muito difícil falar de informática sem citar os computadores. Hoje em dia, ela se faz presente em quase todas as áreas; desde os videogames utilizados para lazer e entretenimento, até as pesquisas espaciais dos sofisticados laboratórios, passando pelos escritórios, empresas e produtos que estão a nossa volta diariamente. Isso acontece porque a informática tem a capacidade de gerenciar um grande volume de informações utilizando os computadores, que hoje cabem em qualquer mesa, uma vez que já chegaram a ocupar uma sala inteira.
Observando nosso cotidiano, podemos ver claramente o incrível avanço da informática que foi acontecendo de forma assustadora e inacreditável. Imaginemos que, há algum tempo atrás as pessoas comunicavam-se por cartas, que demoravam dias pra chegar ao seu destino, e que foram "encobertas" pela telefonia, agora com o surgimento do maior crescimento tecnológico dos últimos anos, a internet, as cartas praticamente deixaram de ser enviadas.
Tudo começou nos primeiros anos da década de 70, na área militar. A origem da rede mundial de comunicações, como também é conhecida, deu-se pela necessidade de as Forças Armadas dos Estados Unidos, disporem de uma rede interna que permitisse uma comunicação