Informatica
Nos primórdios do que hoje chamamos de tecnologia wireless, ou tecnologia que utiliza ondas de rádio para transmissão de dados entre dispositivos, ocorreu no final do século passado, e envolveu uma série de descobertas e avanços científicos que foram sido desenvolvidos, onde o resultado final é uma rede de comunicações global e uma imensa malha de redes disponíveis em variados espaços públicos, empresas, e já na casa de muitas pessoas, inclusive aqui no Brasil.
Há muitas versões sobre o início da tecnologia wireless, sendo que cada busca enfatizar uma visão do que trata a tecnologia e do que o conceito wireless representa. O início mais enfocado por livros e cursos é o envio de códigos Morse por Marconi em 1901, mas vários outros marcos são utilizados, como a descoberta da indução eletromagnética por Faraday em 1831 e a demonstração pública de Tesla em 1893, e podem ser citados como sendo início dessa tecnologia, portanto estaremos traçando uma linha do tempo, com uma análise posterior de onde o início do wireless poderia ser posicionado.
1831 – Michael Faraday descobre os princípios da indução eletromagnética.
1842 – Joseph Henry descobre que uma faísca elétrica entre dois condutores pode ser utilizada para induzir magnetismo entre agulhas, esse efeito é detectado a uma distância de 30 metros.
1858 – Feddersen descobre o caráter oscilatório das faíscas elétricas.
1867 – James Clarck Maxwell desenvolve sua teoria do eletromagnetismo e prediz a existência de ondas elétricas no éter.
1870 – Von Bezold descobre a interferência com descargas de compensadores.
1875 – Thomas Edison nota um fenômeno que denominou “força etérica”, mas abandonou a idéia quando Elihu Thompson, dentre outros, ridicularizaram a idéia.
1879 – David E. Hughes descobre que um tubo de arquivamentos férreos fica condutivo por ação à distância através de faíscas elétricas, ele faz um sinal audível em um fone em uma