Informatica
ALUNO(A): Sâmia Kamila Sousa Araújo Nº: 38
PROF: Adriano Gomes da Silva
METODOLOGIAS ÁGEIS
Russas-CE, 13 de outubro de 2010
INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta algumas vantagens das metodologias ágeis para desenvolver software em relação às metodologias tradicionais. Em particular são apresentadas as principais características e as práticas das metodologias ágeis Extreme Programming e Scrum. Também são feitas comparações com as metodologias tradicionais, procurando enfatizar que as metodologias ágeis são baseadas em pessoas e não em processos e planejamentos. Finalmente são apresentadas as principais vantagens e desvantagens da
Extreme Programming e da Scrum. Também são apresentados alguns resultados empíricos do uso de metodologias ágeis.
CONTEUDO
As metodologias ágeis para desenvolvimento de software são uma resposta às chamadas metodologias pesadas ou tradicionais. Mesmo com a evolução dos computadores, das técnicas e ferramentas nos últimos anos, a produção de software confiável, correto e entregue dentro dos prazos e custos estipulados ainda é muito difícil.
Uma característica das metodologias ágeis é que elas são adaptativas ao invés de serem preditivas. Com isso, elas se adaptam a novos fatores decorrentes do desenvolvimento do projeto, ao invés de procurar analisar previamente tudo o que pode acontecer no decorrer do desenvolvimento. Enquanto as metodologias ágeis variam em termos de práticas e ênfases, elas compartilham algumas características, como desenvolvimento iterativo e incremental, comunicação e redução de produtos intermediários, como documentação extensiva. Desta forma existem maiores possibilidades de atender aos requisitos do cliente, que muitas vezes são mutáveis. Dentre as várias metodologias ágeis existentes, as mais conhecidas são a Extreme Programming e a Scrum.
Extreme Programming
A Extreme Programming (XP) é uma metodologia ágil para equipes pequenas e médias