Informatica
Vivemos a Era Digital ou Era da Tecnologia da Informação, que responde por oportunidades de trabalho, desenvolvimento de carreira e nova forma de negócios.
A informática está presente no nosso dia-a-dia, e muitos ramos de atividades profissionais como Educação, Jornalismo, Medicina, Economia, Advocacia, Engenharia, Arquitetura... e tantos outros, utilizam os diversos recursos que a informática permite, para diminuir custos, ampliar mercado, agilizar e melhorar o planejamento e controle das informações. Portanto, no nosso mundo globalizado, o contato com a informática se tornou inevitável.
As inovações tecnológicas criaram novas profissões e nichos de mercado. Principalmente, com o surgimento da internet. E as vagas abertas nesse setor são muitas, como : especialista em segurança de dados, designers, analista de sistemas, programadores, instrutores... Segundo o consultor Eduardo Ligeiro da Wired Tecnologia da Informação, a pessoa que deseja ingressar nesse campo profissional, não precisa ter uma formação universitária. Pode fazer cursos específicos, ter pelo menos uma base de conhecimento em inglês e entrar no mercado. A importância dos cursos vai além do que é ensinado, servirá para que você possa começar a fazer os seus primeiros contatos, o chamado networking, que lhe será útil para futuras indicações de trabalho. Muitas empresas abrem vagas para trainee e estagiário. É uma boa oportunidade para quem ainda não tem experiência na área. O mercado de trabalho na área da informática se divide em dois. O primeiro é para as pessoas que possuem o segundo grau. E o segundo, para quem tem o nível superior.
No caso de quem possui o segundo grau, o consultor indica alguns lugares que oferecem cursos como: SENAC, ORT em Botafogo, INFNET. E os cursos em evidência são nas áreas de bancos de dados, também conhecidos de DBA (SQL e ORACLE), com bases salariais variando de R$ 2.000,00 a R$ 4.000,00, designer gráfico (a pessoa deverá