informatica
(Kenski, Vani. In:Secretaria de Educação à distância. Integração das tecnologias na Educação. Brasília: MEC/Seed, 2005, p. 92)
Sabe-se que o processo tecnológico é muito extenso e suas melhorias avançam significativamente ao longo do tempo. Estudar a respeito da importância das tecnologias no mundo atual foi muito substancial. Os textos em estudo trouxe-nos a visão de que estamos cercados de tecnologias; tecnologias das mais complexas às mais simples. No estudo em questão, percebeu-se a realidade e o alcance da tecnologia e que muitas vezes é sutil, nas relações de convivência e sobrevivência no planeta e entre os indivíduos. É bem oportuna a definição de tecnologias citada por Vani: Conjunto de conhecimentos e princípios científicos que se aplicam ao planejamento, à construção e à utilização de um equipamento em um determinado tipo de atividade. Para construir qualquer equipamento – seja uma caneta esferográfica ou um computador – os homens precisam pesquisar planejar e criar tecnologias. (Vani. 2005).
Então até no ato de pesquisar e criar usa-se a tecnologia. De certo que esse elemento está inevitavelmente emaranhado na vida do ser humano. Nota-se ainda, que a autora descreve os vários tipos de tecnologias existentes. Do uso pessoal ao uso coletivo, desde as pequenas atividades domésticas a grandes realizações de cunho global.
Para Vani, a tecnologia é tão presente no cotidiano das pessoas que faz parecer um recurso natural. O pensamento de que ela é resultado de anos de pesquisas de planejamento e de experimentos é quase imperceptível. O fato de escovar os dentes e sair do banheiro com uma sensação de limpeza e bem estar é tão natural quanto a realidade da tecnologia no dia a dia das pessoas.
A autora acima citada denomina essas facilidades de tecnologias de produtos ou equipamentos. Mas além dessas, ela dar certa ênfase às tecnologias de informação e comunicação que estão atreladas as