Informatica
A auditoria é uma atividade que engloba o exame das operações, processos, sistemas e responsabilidades gerenciais de uma determinada entidade, com intuito de verificar sua conformidade com certos objetivos e políticas institucionais, orçamentos, regras, normas ou padrões.
Os procedimentos e padrões de auditoria devem ser adaptados ao ambiente operacional e os auditores devem se manter atualizados a fim de executar um bom trabalho de qualidade na área de auditoria da tecnologia da informação.
O auditor deve adaptar seus controles e metodologias de auditoria levando em consideração as mudanças administrativas e gerenciais advindas da inovação tecnológica.
As mudanças tecnológicas constantes e a carência de normas, metodologias e procedimentos na área de auditoria em ambientes informatizados são alguns dos obstáculos mais comuns à realização de auditorias da Tecnologia da Informação.
Natureza da Auditoria:
-- Quanto ao Órgão Fiscalizador - Auditoria Interna – realizada por departamento interno – seu objetivo é reduzir fraudes, erros, práticas ineficientes ou ineficazes. - Auditoria Externa – realizada por instituição externa independente – seu objetivo é emitir um parecer sobre a gestão de recursos da entidade, sua situação financeira, a legalidade e regularidade de suas operações. - Auditoria Articulada – trabalho conjunto de auditorias interna e externas , devido a superposição de responsabilidades dos órgãos fiscalizadores.
-- Quanto à forma de Abordagem do tema - Auditoria Horizontal – com tema específico, realizada em várias entidades ou serviços paralelamente. - Auditoria Vertical – focada em uma atividade específica ou em atividade com fortes indícios de erros ou fraudes.
--Quanto ao tipo ou Área Envolvida: - Auditoria de programas de governo – acompanhamento , exame e avaliação da execução de programas e projetos