Economia
Curso: Direito (Bol)
Aluna: Sara Reis
Docentes: Rui Teixeira Santos e Miguel Furtado
Disciplina: Economia Política II
Dia 15 de Março de 2012
Planificação Estratégica (médio / longo prazo)
➢ Não é apenas fazer um plano, mas sim preparar o futuro. Exemplo: os relatórios das aulas, é uma forma de planificação, preparação para o exame e facilita o estudo.
➢ É estabelecer logo, certo objectivo e determinar o rumo necessário para alcançá-lo. Não podemos estar constantemente com muitas dúvidas.
➢ É a preparação de um conjunto de decisões para aplicar no futuro, de modo a alcançar as finalidades pretendidas com os meios óptimos.
➢ Uma planificação é um processo / sequência pelo qual uma organização, depois de analisado o meio envolvente em que se movimenta e fixadas as metas ( objectivos gerais) a alcançar, selecciona as melhores alternativas ( objectivos estratégivos) e define as acções ( projectos) a executar, que permitam atingir as finalidades (objectivos gerais) estabelecidas.
Deve existir um acompanhamento e fiscalização do descrito acima de modo a ir adaptando o necessário às alterações externas e internas que se vão verificando.
Objectivos da planificação:
✓ Reflectir sobre as meta e alternativas;
✓ Estabelecer concretamente as metas e alternativas melhores;
✓ Motivar os recursos humanos (motivar quem trabalha conosco, pois é impossível conseguirmos fazer alguma coisa sozinhos);
✓ Preparar o futuro.
Dia 16 de Março de 2012
Funções económicas do Estado ( 1980)
➢ Função de afectação ou alocativa (atribuição, cedência de recursos por parte do governo, tendo como objectivo, oferecer bens públicos, semi-públicos, desenvolvimento, etc...)
➢ Função distributiva (redistribuição de rendas realizada através das transferências, dos impostos e dos