Informatica
Este projeto trata da implantação de um sistema de venda e estoque em uma empresa da RL Comércio Varejista de Gás. A escolha do sistema teve como ponto de partida a necessidade que a empresa apresenta em relação aos departamentos de venda e estoque, visto que não dispõe de sistemas de controle, acompanhamento e armazenamento de dados.
A situação da empresa foi constatada com base nas informações obtidas com um funcionário por ocasião de uma visita realizada no dia 15 de setembro de 2010. De posse dessas informações foi pensado e sugerido a implantação de um sistema que possibilitasse à administração maior controle e segurança dos dados e informações, bem como mais facilidade de acesso a estes.
O sistema de venda e estoque foi originado para fins didáticos por alunos do curso Técnico Subsequente em Informática durante as aulas da disciplina Projeto de Informatização – Laboratório de Informática no ano de 2010, com a supervisão do professor João Paulo e do professor Fabio. O Projeto demonstrou-se bastante flexível e completo, podendo atender tanto às necessidades reais da empresa RL Comércio Varejista de Gás, quanto às necessidades de outras empresas de mesmo ramo.
A modelagem dos dados baseou-se no modelo entidade-relacionamento e envolveu também conceitos da técnica de modularização.
A modularidade de um sistema consiste na independência funcional de seus componentes, denominados módulos, sendo considerado um dos aspectos fundamentais do projeto de um sistema, bem como um fator de qualidade do mesmo.
O agrupamento dos elementos de banco de dados de acordo com os subsistemas que os mantém resulta em módulos. Módulos possuem também uma interface, que é um conjunto de operações de leitura (consultar) e escrita (cadastrar, editar e excluir) que controlam o acesso aos dados mantidos nas entidades do módulo. A partir da modelagem conceitual de cada um dos módulos,