Informa Es Sobre A Gua
Abastecimento de água (com ênfase em desinfecção)
1. A importância da água na vida humana
A fixação do homem em uma determinada região está intimamente ligada a disponibilidade quantitativa e qualitativa de três elementos fundamentais para sua sobrevivência: o alimento, o ar e a água. Foi esta necessidade que nele fixou a tendência natural de se estabelecer próximo aos cursos d' água, pois dos três elementos vitais é a água que não se encontra distribuída uniformemente, como o ar, e que não pode ser fabricada, como os alimentos. A água constitui, portanto, um elemento essencial à vida animal e vegetal. Seu papel no desenvolvimento da civilização é reconhecido desde a antiguidade. O homem tem necessidade de água de qualidade adequada e em quantidade suficiente, não somente para proteção de sua saúde, como também para seu desenvolvimento econômico.
2. Formação da água na natureza - Ciclo Hidrológico
É o caminhamento da água desde a atmosfera, passando pelas fases a seguir apresentadas, até retornar à atmosfera.
Precipitação: a água evaporada dos mares, lagos, pântanos, rios, vegetais e animais produz as nuvens, que alcançando regiões frias se condensam e precipitam em forma de chuva.
Escoamento superficial: a água de chuva, ao cair, parte escorre sobre a superfície da terra, formando enxurradas que atingem os rios, os mares etc.
Infiltração: parte da chuva se infiltra na terra, unindo-se às infiltrações dos lagos, rios, formando os aquíferos subterrâneos artesianos e freáticos.
Escoamento subterrâneo: os aquíferos subterrâneos formam as nascentes, fontes, minas, poços.
Evaporação: parte da chuva, ao cair no solo aquecido, se evapora.
3. Classificação das águas naturais
Segundo o ciclo hidrológico, temos águas:
Meteóricas: chuvas, neve, granizo.
Superficiais: rios, ribeirões, lagos naturais ou artificiais, reservatórios de acumulação etc.
Subterrâneas: A camada que contém água subterrânea se chama aquífero. Existem dois tipos de aquíferos: