Influência dos pioneiros
• A teoria da administração começa a se consolidar
No século XIX começa haver grandes mudanças no cenário empresarial com inúmeras inovações. Por volta de 1820 nos Estados Unidos começa um grande empreendimento privado que são as ferrovias aonde os grandes investidores formam um núcleo de investimentos e a partir dai que as ações de investimentos e o ramo de seguro começam a se tornarem populares.
As ferrovias fizeram com que houvesse um rápido crescimento, com o desbravamento de território houve um fenômeno da urbanização foi onde se criou a necessidade da habitação, roupa, alimentação, luz, e aquecimento foram onde surgiram as grandes empresas voltadas no segmento para o consumo direto.
Antes de 1850 a grande maioria de empresas era familiar não tinham estrutura administrativa. Após 1850 com os troncos ferroviários já praticamente prontos cobrindo quase todo mercado Americano e com o desenvolvimento ferroviário e a construção urbana criaram o mercado do ferro e do aço.
Em 1871, a Inglaterra era a maior potência econômica mundial. Em 1865, John Davison Rockefeller funda a Standard Oil (companhia de Petróleo). Em 1890 Canegie funda o truste do aço, e ultrapassa rapidamente a produção de toda Inglaterra. Swift e Armour formam o truste da conserva. Guggenheim forma o truste do cobre e Mello o truste do alumínio.
Foi ai o inicio da integração vertical nas empresas. Os criadores de Império, eles começam a comprar e a integrar o maior número de concorrentes, fornecedores para garantir a defesa dos seus próprios