as influências de Durkheim no “Manifesto dos Pioneiros”, documento escrito por intelectuais brasileiro em 1932, durante o governo do presidente Getúlio Varga
Esse tipo de educação iria contra a educação tradicional que tinha em si uma concepção burguesa, baseada na formação cristã e que vinha mantendo o indivíduo na sua autonomia isolada e estéril, resultante da doutrina do individualismo libertário e padrões rígidos da vida social. “A educação naquele momento se compunha de um ensino fragmentado”.
Então baseado no clima de conflito no período de 1932 foi publicado o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, encabeçado por Fernando de Azevedo e assinado pelo outros 26 educadores. Este documento considera alguns pontos inovadores e de grande contribuição deste manifesto são os ideário de Durkheim:
• Eles eram a favor de uma educação pública gratuita, mista, co-educação, laica e obrigatória.
• O estado deveriam se responsabilizar pelo dever de educar o povo, responsabilidade que antes era só da família.
Defendiam uma educação laica, por que a educação se distanciava das questões religiosas e aproximaria das questões sociais como Durkheim defendia, pois era um militante da laicidade.
Durkheim acreditava que a educação deveria ser de um ideal uno dando oportunidades iguais às pessoas de sexo diferentes, e credos e comandos sociais. O manifesto criticava o sistema duo que destina uma escola para