Carlos drummont
Carlos Drummond de Andrade
PARANATINGA
2009
Felipe M. Ferreira
Marcos B. Hamada
Paula T. B. Tomazini
Calos Drummond de Andrade
Trabalho apresentado pelos alunos do 3º ano do ensino médio para a professora Danilela da disciplina de português da escola Acácia Centro Integrado de Ensino.
Paranatinga
2009
Introdução
No presente trabalho, descobriremos a dimensão da personalidade criadora do autor pertencente à segunda fase do Modernismo: Carlos Drummond de Andrade, apresentando sua biografia, obras, estilo e a medida psicológica.
Devido a estudos literários, selecionamos a obra Antologia Poética, que colabora para o desvendamento da vida literária desse poeta "gauche".
Através da estética da recepção, analisaremos os poemas No Meio do Caminho e A Flor e a Náusea, onde apontaremos a problemática existente nestes poemas e sua composição.
1- Biografia
Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira do Mato Dentro - MG, em 31 de outubro de 1902. De uma família de fazendeiros em decadência, estudou na cidade de Belo Horizonte e com os jesuítas no Colégio Anchieta de Nova Friburgo RJ, de onde foi expulso por "insubordinação mental". De novo em Belo Horizonte, começou a carreira de escritor como colaborador do Diário de Minas, que aglutinava os adeptos locais do incipiente movimento modernista mineiro.
Ante a insistência familiar para que obtivesse um diploma, formou-se em farmácia na cidade de Ouro Preto em 1925. Fundou com outros escritores A Revista, que, apesar da vida breve, foi importante veículo de afirmação do modernismo em Minas. Ingressou no serviço público e, em 1934, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde foi chefe de gabinete