influência do progresso tecnologico nos meios de comunicação e regimes totalitaristas
1945 palavras
8 páginas
A tentativa de se estabelecer um determinado pensamento homogéneo sempre existiu, digo isto baseando em fundamentos históricos. Podemos ver tal tentativa ao longo da historia, começando no imperium romanum e nas constantes tentativas de unificação dos povo conquistados (atribuição de cidadania, culto ao imperador...). No entanto a acção manipulativa dos imperadores romanos perante o seu império não se pode, de qualquer forma comparar á complexidade da propaganda nazi, que foi crucial para a preservação do poder de Aldolf Hitler. Um dos factores que varia entre este dois, de muitos exemplos, de tentativas de implantar um pensamento homogéneo (cristianismo; anti-semitismo) é o desenvolvimento tecnológico ocorrido na modernidade. De facto, o desenvolvimento tecnológico no campo comunicativo foi usado na modernidade, por regimes totalitaristas, para superintender, e moldar a realidade de forma a manipular as massas. Vemos isto tanto na segunda guerra mundial como na união soviética. Os meios de comunicação social, não nasceram ,contudo, na modernidade. Ate pelo contrario, nascem 40.000 anos antes de Cristo com a arte rupestre(gravuras presentes em grutas ou cavernas, onde eram expostas caçadas e conquistas. O significado destas gravuras era uma manifestação simbólica, que assegurava a sobrevivência de futuras gerações).
37.500 anos depois surge a nova inovação: com a invenção da escrita, foi desenvolvido pelos egípcios a técnica de produzir folhas através do papiro que mantinham o registo de informação permanente.
Nasce, 100 anos depois um sistema de distribuição informativa verdadeiramente revolucionário: o correio, este meio de comunicação permitia aos faraós do antigo Egipto o envio de documentos ou cartas para toda a extensão do seu império, creio que esta fase é fulcral para a historicidade dos media, pois através deste mecanismo, os faraós tinham a capacidade de forjar a realidade das massas, de acordo com o que escrevia, sendo