Influência da midia
Fazer uso da mídia, instrumento que como qualquer outro interfere nas relações humanas, faz parte do processo de formação e desenvolvimento do sujeito de e pode ser algo muito positivo desde que este ato de consumir o que é proposto por ela sem questionamentos se torne um hábito nocivo. Esta acomodação do expectador-consumidor é o que faz as classes trabalhadoras continuarem como tais, pois segundo Marx só o conhecimento é capaz de libertar o homem.
Podemos concluir com esta pesquisa que o homem é sim influenciado pela mídia mesmo sendo que em sua maioria o indivíduo não percebe ou não reconhece. A mídia influencia na política, nos hábitos, no consumo e no "desconhecimento" de determinados fatos que são importantes para a processo de libertação do homem.
Desenvolvimento
Marx em seus escritos dizia que a desigualdade é resultado de uma exploração do trabalho assalariado por meio do controle político. Para ele o conflito entre os operários e os empresários é o fato mais importante da sociedade moderna e isto permite prever o desenvolvimento histórico. Marx tinha a idéia de que o homem encontra-se alienado em sociedade e, como tal, não se dá conta das condições materiais e nem simbólicas segundo as quais vive. Para ele as relações materiais são as responsáveis pela produção de valores, crenças, instituições, comportamentos e costumes do homem. Ou seja, todos os conceitos (valores e leis) de uma sociedade giram em torno das relações materiais.
Os meios de comunicação são instrumentos de mediação pois estão interpostos entre o homem/psiquismo e o mundo (aliás faz parte dele). Segundo Vigotsky