Influência da amizade
REQUISITO PARA CLASSE AVANÇADA DE GUIA DE EXPLORAÇÃO
Como influenciar amigos para Cristo
“Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei...” Daniel 1:8
Daniel era ainda jovem quando foi levado cativo para servir ao rei Nabucodonosor da Babilônia. Jovem, porém temente a Deus e firme na sua fé como também os seus jovens amigos Hananias, Misael e Azarias. Eram também eles “...sem nenhum defeito, de boa aparência, instruídos, doutos em ciência, versados no conhecimento e competentes para assistirem no palácio do rei...” (Dn.1:4).
Estas qualidades certamente são uma receita para arrogância, corrupção, presunção e tantas outras coisas negativas que são oferecidas pelo mundo e afastam os jovens de Deus, tanto no passado remoto quanto no presente. Porém, não foi assim com Daniel e seus amigos que firmemente resolveu não se contaminar nem com as finas iguarias do rei, muito menos com quaisquer ordens reais que os colocassem contra a verdadeira adoração a Deus, nem que isto lhes custasse a vida.
Em que isto tem relação com o jovem? Em tudo. O jovem de hoje são muito dinâmicos e vivem em mudança constante de comportamento, talvez em busca de sua identidade, visto que através de pesquisas internacionais mostram que o período de adolescência se estende aos 24 anos, psicologicamente. O jovem busca se inserir no mundo através de grupos nos quais se identifica através de pensamentos semelhantes, ideais e prestígios. A história de Daniel e seus amigos mostra quanto uma amizade pode influenciar o comportamento dos demais. Eles viviam como equipe o qual tinham um propósito que era adora somente a Deus e tinham convicção disto a ponto de custar a vida deles.
Desta forma, a postura do jovem cristão é a mesma do jovem Daniel: Livre para adorar a Deus e disposto a enfrentar toda a oposição mundana que de alguma forma venha tentar lhe desviar de servir a Deus de forma pura e sincera. Assim como Daniel