influenza
Influenza A ou Gripe H1N1 – é provocada pelo vírus H1N1 da influenza do tipo A.
Incubação: 3 a 5 dias.
Transmissão: pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas, ela se dá pelo contato direto com os animais ou com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e secreções de vias respiratórias.
Sintomas: são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes
Febre alta, dor muscular de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos ocorre vômitos e diarréia.
Vacina: é feita como o vírus (H1N1) da doença inativo e fracionado. Efeitos colaterais são insignificantes em relação aos benefícios da prevenção da doença que é sujeita a complicações graves em muitos os casos.
Tratamento: evitar automedicação.
Recomendações:
Lavar frequentemente as mãos com bastante água e sabão ou desinfetá-las com produtos a base de álcool.
Jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar.
Evitar aglomeração e o contato com pessoas doentes.
Não lavar as mãos, olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo.
Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal
Suspender, na medida do possível, as viagens para os lugares onde haja casos da doença.
Procurar assistência médica se surgirem sintomas que possam ser confundidas com os da infecção pelo vírus da influenza tipo A.
Difteria
Difteria – é uma doença respiratória infectocontagiosa, causada pelo bacilo Corynebacterium diphtheriae que se instala nas amídalas, faringe, laringe e nariz e, em alguns casos, nas mucosas e na pele.
Incubação: 1 a 6 dias ou um pouco mais longo
Transmissão: contato direto com a pessoa doente ou portadores assintomáticos da bactéria, gotículas eliminadas pela tosse, pelo espirro e ao falar e contato com as lesões cutâneas. Maior prevalência na infância, acomete adultos que não