Influencias de Wundt
Apesar de Gustav Fechner ser considerado o primeiro psicólogo experimental, foi Wundt quem recebeu o mérito de fundador e promotor da psicologia experimental, por tratar a disciplina de forma independente, dando a ela um caráter científico. Por isso, é possível notar as influências que Wundt e os seus contemporâneos da psicologia experimental (Ebbinghaus; Müller e Külpe) exerceram na psicologia atual.
Foi Wundt quem institucionalizou e promoveu o estudo da psicologia. Além de lançar um dos livros mais conhecidos entre os psicólogos, o “Principles of Physiological Psychology- Princípios de psicologia fisiológica, também fez diversos experimentos em laboratório, com o exame da experiência consciente “imediata” (sua principal linha de estudo) e em seus estudos dos processos mentais superiores contribuiu para diversas áreas da psicologia (linguística; dos mitos e religião; social; forense e da antropologia) com o lançamento do livro “Völkerpsychologie”- Psicologia cultural. Em suas experiências de laboratório, as influencias que Wundt deixou podem ser percebidas no campo da sensação e percepção, nos estudos da cronometragem mental que atualmente é chamada de tempo de reação.
A partir dos estudos de Wundt e seus alunos, é possível perceber certa subjetividade, era necessário um olhar mais apurado sobre o indivíduo para a conclusão de seus experimentos e estudos. Também, um dos legados de Wundt, mesmo que de forma indireta e não assumida, está na origem da psicologia norte americana, já que alguns psicólogos norte americanos estudaram com Wundt e mesmo não se tornando seus discípulos, quando voltaram para seu país levaram consigo motivações que vinham de seus estudos.
Com o estudo da psicologia promovido por Wundt, alguns de seus contemporâneos também deixaram influencias, Hermann Ebbinghaus estudou cientificamente a formação e retenção das associações, contribuindo na