Influencia da África sobre a cultura Brasileira
Seus ritos são realizados em locais determinados com orações comunitárias, danças e cantos que podem ser divididos em: momentos importantes da vida, integração dos seres vivos e para a passagem da vida para a morte.
Apesar de ser um país considerado em desenvolvimento, e de uma influência geopolítica limitada, o Brasil tem um importante intercâmbio com o continente africano desde o século XVI. O fator que deu início a tal influência foi sem dúvida a colonização portuguesa, cuja empreitada foi responsável pela conexão de várias regiões do globo em diversos aspectos (religioso, social, racial, político, linguístico e cultural). Em todas as colônias estabelecidas pelos portugueses havia o trânsito livre de soldados, administradores e produtos os mais diversos, e o intercâmbio entre as feitorias estabelecidas no Brasil e as da África não fugia a esse esquema.
Historicamente, pode-se considerar uma primeira influência brasileira na África o episódio da reconquista de Angola e São Tomé aos holandeses, no qual teve destaque o governador do Rio de Janeiro (por três mandatos, e posteriormente governador de Angola) Salvador Correia de Sá. A restauração da Angola portuguesa era essencial aos interesses dos colonos instalados no Brasil.
Outros países com contato intenso com o Brasil eram o Benim e a Nigéria. Ambos são responsáveis por grande parte da população negra do norte e nordeste brasileiros, e muitos destes acabaram por retornar à África no século XIX. São os