NAFTA
Qual a política comercial (área de livre comércio, união aduaneira, etc.) que ele devera adotar segundo a perspectiva realista, neo-realista, funcionalista e construtivista de RI?
Segundo a perspectiva Realista, Vulcano devera adotar a política comercial da área de livre comércio, quando dois ou mais países mutuamente optam por promover uma alíquota tarifária de importação igual à zero.
A perspectiva realista visa a Integração regional como uma politica de formação de alianças. O realismo teve como propulsor Morgenthau, que acredita que o uso da razão caracteriza a esfera política e esta esfera tem que ser autônoma, os princípios morais devem ser subordinados aos interesses políticos. Segundo ele a política pode visar um destes três objetivos: manter o poder, aumentar o poder ou demonstrar o poder.
A área de livre comércio favorece essa perspectiva, pois, sabendo que Vulcano é um país de renda alta que quer expandir sua política comercial, a Área de livre comércio propõe ao país uma pequena abertura comercial sem comprometer o seu poder e a sua segurança.
Segundo a perspectiva neo-realista, Vulcano devera adotar a política comercial de união aduaneira, quando dois ou mais países aprovam, além dos benefícios da área de livre comércio, a criação de uma tarifa externa comum (TEC).
A perspectiva neo-realista aponta a existência ou ascensão de uma potência hegemônica enquanto fomento da 'cooperação' regional. Tem como objetivos:
-Contrabalançar as pretensões da potencia hegemônica em ascensão
-Aprisionar uma potencia em ascensão dentro de uma organização regional
-Colher os benefícios de se alinhar a uma grande