Influencia da musica na publicidade
CENTRO DE COMUNICAÇÃO TURISMO E ARTE – CCTA
DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES PUBLICA
STENYO DOS SANTOS MONTEIRO. 011213965
EWERTON SANTOS DE SOUZA. 011213959
A PRESENÇA DA MUSICA NA PUBLICIDADE
UFPB
2013
STENYO DOS SANTOS MONTEIRO
EWERTON SANTOS DE SOUZA
A PRESENÇA DA MUSICA NA PUBLICIDADE
Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Relações Públicas, da Universidade Federal da Paraíba, Como requisito parcial para conclusão da disciplina de Pesquisa aplicada a comunicação sob orientação da prof.(a) Virginia Barreto.
UFPB
2013
DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA
Percebemos que a propaganda publicitaria se utiliza de diversas ferramentas para cativar, afetar e influenciar os públicos, a que a propaganda se destina. Entre essas ferramentas, estão às sonoridades, coma musica e os jingles.
As propagandas despertam os mecanismos que conduzirão a um comportamento determinado das pessoas afetadas por essa comunicação em relação com o próprio conteúdo da mesma. Essa forma de comunicação publicitária tem duas componentes principais: O componente informativo, que trata de informar, de dar a conhecer algo sobre o objeto do anúncio; E a componente persuasiva, que de uma forma mais clara, trata deliberadamente de exercer influência nas pessoas. Ambos os aspectos, o informativo e o persuasivo, estão estreitamente unidos na intencionalidade da própria publicidade. A dimensão informativa da publicidade pode influenciar o consumidor através do conhecimento e aprendizagem. A dimensão persuasiva da publicidade acelera a influência sobre o consumidor através das diferentes formas e mecanismos de persuasão. A propaganda usa em maior ou menor grau a persuasão. Que estão divididos em três categorias: persuasão racional, emotiva e inconsciente. A persuasão racional assenta no comportamento lógico que pode esperar-se das pessoas quando se apresentam argumentos e