Influencia musical no Marketing
Desde o início da propaganda a música assumiu um papel importante na estrutura dos anúncios televisivos e radiofônicos. É raro ver um anúncio semmúsica, pelo fato da música despertar no espectador/consumidor uma intensa curiosidade do produto. Sem música, o anúncio não causará um impacto tão marcante no público-alvo a que se destina. São asmúsicas dos diversos anúncios que ficam em nossos ouvidos, pelo ritmo que fazem cantar inconscientemente.
Há alguns anos essa música não era importante e apenas surgia como jingle associado a um slogan,hoje em dia a música é essencial. Propagandas, como os da Johnsons Baby, Tang e de outras marcas passando pelas instituições bancarias, bebidas alcoólicas e por ai fora, todos são exemplos daimportância da música em levar a propaganda a um clima alegre, emocionante e contagiante.
Segundo Renata Chuquer (2011) aqui são os mais fiéis clientes das agencias de publicidade/propaganda como Unilever,Vivo, Claro, Oi, Petrobrás, Ambev, Coca-Cola, General Motors, Volkswagem, Peugeot, Honda, Mitsubishi, Caixa Econômica Federal, Banco Itaú, Credicard, e as agências de publicidades mais importantes domercado nacional como a Africa, Almap, McCann, Ogilvy, Fisher+Fala! e Loducca e além de agências internacionais como a Saatchi & Saatchi.
A música é usada como jogada de marketing nas propagandaspara aproveitar os poucos minutos de audiência e aumentar seu público. Fazendo um jingle que fique na cabeça dos consumidores faz com que eles se lembrem do comercial mesmo não o vendo, de forma queentre no seu subcociente, isto ocorre até mesmo em propagandas políticas.
Esse é o poder da música na propaganda e a sua influência no consumidor. Esse “poder” da música, claro, também pode reverterpara o mau, quando mal escolhida, a trilha ou o jingle pode não atingir o publico esperado e não gerar resultados