Influencia administração cientifica
Teoria Geral da Administração I
Guilherme Magalhães
Ana Cristina Fernandes
Felipe Nunes
Tatiane Pereira
Vila Velha 2013
- Influência dos Filósofos A administração recebeu influência da Filosofia desde os tempos da antiguidade. O filosofo grego Sócrates (470 a.C.-399 a.C), em sua discussão com Nicomaquides, expõe seu ponto de vista sobre a Administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência. Platão (429 a.C-347 a.C), filósofo grego, discípulo de Sócrates, analisou os problemas políticos e sociais decorrentes do desenvolvimento social e cultural do povo grego. Aristóteles (384 a.C-347 a.C) filósofo grego, discípulo Platão, deu o impulso inicial à Filosofia, Cosmologia, Nosologia, Metafísica, Lógica, e Ciências Naturais, abrindo as perspectivas do conhecimento humano.
Sobre a organização do Estado, distingue três formas de administração:
1. Monarquia ou governo de um só. (que pode ter como resultado tirania) 2. Aristocracia ou governo de uma elite. (que pode resultar em oligarquia)
3. Democracia ou do povo (que pode virar uma anarquia) Francis Bacon (1561-1626), Filósofo e estadista inglês e fundador da Lógica Moderna baseada no método experimental e indutivo, mostra a preocupação pratica de se separar experimentalmente o que é essencial do que é acidental ou acessório. Ele antecipou-se ao princípio conhecido como Administração como princípio da prevalência do principal sobre o acessório. René Descartes (1596-1650), filósofo, matemático e físico francês, considerado o fundador da filosofia Moderna, criou as coordenadas cartesianas e deu impulso à Matemática e a Geometria. Em seu livro, René descreve métodos filosóficos denominado Método cartesiano, cujos principais são:
1. Princípio da Duvida Sistemática ou da Evidência: Consiste em não aceitar como verdadeira coisa alguma enquanto não se souber com evidência clara e