Influ Ncia Do Iluminismo No Mundo
Quando o iluminismo surgiu com seus ideais, não demorou para que inspirasse grandes movimentos do passado, como a Revolução Francesa, a Independência dos Estados Unidos da América, entre outros. Ao mesmo tempo, o iluminismo influenciou as monarquias nacionais que viam com bons olhos os princípios racionalistas defendidos pelo iluminismo. Essa adoção dos princípios iluministas por parte das monarquias empreendeu uma modernização do aparelho administrativo com o objetivo de atender os interesses dos nobres e da burguesia nacional.
1.
2.
3.
4.
4.1. Alemanha No espaço cultural alemão, um dos traços distintivos do iluminismo (Aufklärung) é a inexistência do sentimento anticlerical. Os iluministas alemães possuíam, quase todos, profundos interesse e sensibilidade religiosos, e almejavam uma reformulação das formas de religiosidade. O apoio as ciências é o foco principal do esclarecimento na Alemanha dando prioridade a ciências matemáticas e a física. As reformas religiosas na Alemanha já haviam sido feitas no século XVI o que possibilitou essa diferenciação do iluminismo francês. O nome mais conhecido da Aufklärung foi Immanuel Kant. Outros importantes expoentes do iluminismo alemão foram: Johann Gottfried von Herder, Gotthold Ephraim Lessing, Moses Mendelssohn, entre outros.
4.2. Escócia
A Escócia, curiosamente um dos países mais pobres e remotos da Europa ocidental no século XVIII, foi um dos mais importantes espaços de produção de ideias associadas ao iluminismo. Empirismo e pragmatismo foram as tendências mais marcantes do iluminismo escocês, onde as principais virtudes eram melhoria, virtude e benefício prático para o indivíduo e a sociedade como um todo. A versão escocesa do iluminismo não se opunha aos valores do cristianismo nem à religiosidade como um todo. Eles mantiveram a uma crença otimista na capacidade da humanidade para efetuar mudanças para melhor na sociedade e natureza, guiados apenas pela razão. Dentre os