Inflação
Inflação é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. Num processo inflacionário o poder de compra da moeda cai. Exemplo: num país com inflação de 10% ao mês, um trabalhador compra cinco quilos de arroz num mês e paga R$ 10,00. No mês seguinte, para comprar a mesma quantidade de arroz, ele necessitará de R$ 11,00. Como o salário deste trabalhador não é reajustado mensalmente, o poder de compra vai diminuindo. Após um ano, o salário deste trabalhador perdeu 120% do valor de compra. A inflação é muito ruim para a economia de um país. Quem geralmente perde mais são os trabalhadores mais pobres que não conseguem investir o dinheiro em aplicações que lhe garantam a correção inflacionária. O que leva a ocorrer uma inflação?
As causas mais comuns da inflação de custos são: os aumentos salariais fazem com que o custo unitário de um bem ou serviço aumente; o aumento do custo de matéria-prima que provoca um super aumento nos custos da produção, fazendo com que o custo final do bem ou serviço aumente; e, por fim, a estrutura de mercado que algumas empresas aumentam seus lucros acima da elevação dos custos de produção.
Quais são as medidas que o governo toma adiante da inflação?
Ele controla a emissão de dinheiro e tem a política monetária de juros, mas poderia fazer ainda muitas coisas como reduzir preço da gasolina (que é uma das mais caras do mundo) fiscalizar os oligopólios e Bancos (que são os grandes grupos que combinam um preço para a venda) e abrir o mercado em geral para a concorrência. Assim os empresários e banqueiros acordariam e teriam um lucro mais justo com o país e o povo.