inflação
Para a de demanda ser combatida, é necessário que a política econômica se baseie em instrumentos que provocam a redução da procura agregada.
Inflação de custos é associada com a inflação de oferta o nível de demanda permanece e os custos aumentam. Com o aumento dos custos ocorre a uma retração da produção com que os preços de mercado também sofram aumento. As causa mais comuns da inflação de custos são: os aumentos salariais fazem com que o custo unitário de um bem ou serviço aumente; o aumento do custo de matéria-prima que provoca um super aumento nos custos da produção, fazendo com que o custo final do bem ou serviço aumente e, por fim, a estrutura de mercado que algumas empresas aumentam seus lucros acima de elevação dos custos de produção.
Causas da inflação
-Emissão exagerada e descontrolada de dinheiro por parte do governo.
-Demanda por produtos(aumentos no consumo)maior que a capacidade de produção do país.
-Aumento nos custos de produção(máquinas, matéria-prima, mão de obra) dos produtos.
Como minimizar
Em momentos de incerteza, o importante, segundo os especialistas, é não se comprometer com dívidas futuras, principalmente, com aquelas em que os valores são reajustados mensalmente por juros pós-fixadas. As pessoas devem manter o orçamento sob controle e não se comprometer com dívidas de longo prazo, até que o cenário futuro esteja mais previsível.
CONSEQUENCIAS
A inflação é prejudicial para a economia de um paí quando alta ou fora de controle, pode gerar diversa distorções econômicas. Taxas de inflação alta são aquelas que ficam acima de 6%.
-Desvalorização da moeda do país
Com a inflação elevada, a moeda vai perder seu