Inflação
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA
EXERCÍCIOS DE INFLAÇÃO E SETOR EXTERNO
DISCIPLINA: MACROECONOMIA I
1) Conceitue inflação e cite alguns efeitos provocados por altas taxas de inflação sobre a economia. A seguir discorra sobre os tipos de inflação, demonstrando graficamente cada uma deles.
2) Quais são os efeitos de uma inflação alta sobre a moeda como reserva de valor, como unidade de conta e como meio de troca?
3) Discorra a respeito das duas principais teses explicativas (as análises monetarista e estruturalista) do processo inflacionário brasileiro anterior à implantação do Plano Real.
4) Leia atentamente o trecho da reportagem abaixo, de Sylvia Colombo, publicada no caderno Ilustrada, do jornal Folha de S. Paulo, em 7/1/06: Bossa Nova & polêmico
(...) Para o economista Eduardo Giannetti, “JK tentou acelerar artificialmente o desenvolvimento, sem fazer um esforço de poupança. Ele optou por emitir moeda para pagar os gastos públicos”. O resultado foi um estímulo à inflação. “O atalho utilizado pelo presidente foi um mecanismo de fraude sobre a população”, diz. Como indica a reportagem, a política econômica adotada pelo governo JK é base para severas controvérsias.
Com base na opinião expressa acima e no trecho em destaque, responda em que sentido a inflação é tida como um imposto?
5) ANPEC (1997 – nº 6) - Com relação à demanda por moeda, indique se as proposições abaixo são falsas ou verdadeiras:
1) A redução da inflação, tudo o mais constante, eleva a demanda por moeda. 2) A redução da inflação, associada à elevação dos juros nominais, eleva a demanda por moeda. 3) A redução do custo de transação entre moeda e outras aplicações remuneradas aumenta a demanda por moeda. 4) A elevação da renda reduz a demanda por moeda.
6) (Analista do Banco Central do Brasil / 2002) Não é característica do sistema de metas de inflação no Brasil:
a) O Banco Central é o responsável pela execução das