Saúde publica
Neste trabalho apresentaremos uma descrição da doença chamada Febre Tifóide, que acomete indivíduos em regiões onde o saneamento básico é precario, ou inexiste.
Citaremos resumidamente um breve histórico, o agente etiológico, a transmissão, sintomas, diagnóstico, tratamento e as características epidemiológicas desta doença que poderia ser evitada com políticas públicas voltadas ao saneaento básico, tratamento da água e de dejetos.
Educação para saúde, por meio de campanhas de higiene pessoal, manuseio adequado de alimentos e controle de qualidade dos mesmos são medidas preventivas abordadas no presente texto.
2 FEBRE TIFÓIDE Descrição
É uma doença infectocontagiosa, de notificação compulsória, ou seja, todo caso deve ser notificado e investigado. É causada pela bactéria Salmonella enterica typhi. O gênero Salmonella corresponde a bacilos Gram-negativos, móveis e anaeróbios facultativos. Possuem metabolismo aumentado em comparação com outras bactérias. A Salmonella typhi não é propriamente uma espécie, mas sim a designação comum do serotipo Salmonella enterica typhi (S.enterica subespécie typhi), que inclui várias outras subespécies que não causam esta doença [5].
A Salmonella é uma bactéria pertencente à família Enterobacteriaceae, conhecida mundialmente como o agente causador de toxi-infecções alimentares em seres humanos (LAN, 2009 apoud MARQUES, 2011, p.13).
2.1 Breve Histórico
A bactéria que dá origem à febre tifóide foi descrita pela primeira vez em 1880 por Karl Joseph Elberth. A Salmonella typhi é também conhecida como bacilo de Elberth, em homenagem ao seu descritor. Em 1907, Mary Mallon (a original "Maria Tifóide") foi o primeiro portador a ser identificado após uma epidemia, nos EUA. A tifóide vitimou várias personagens históricas, incluindo o compositor Franz Schubert, o consorte da Rainha Vitória do Reino Unido, Alberto de Saxe-Coburgo-Gota, Wilbur Wright, um dos primeiros aviadores, Péricles (governante de Atenas), e