Inflação
Aluno : Mauricio Macari
Orientador: Professor Acilão Gonçalves Antunes
Matéria: Economia
Tema: Inflação
Inflação
No contexto da Economia, inflação é um conceito que designa o aumento continuado e generalizado dos preços dos bens e serviço. No sentido literal, o termo inflação significa o efeito de inflar ou inchar. O aumento de preços é verificado na grande maioria dos bens e não só em alguns. Há uma acentuada diminuição do poder de compra devido a vários fatores, como por exemplo, o rendimento salarial que não sofre alteração.
Uma das causas da inflação é o aumento da emissão de papel-moeda pelo Governo para cobrir os gastos do Estado. Quando isso acontece, há um maior volume de dinheiro em circulação no mercado, mas não houve criação de riqueza ou aumento de produção. Nestes casos, é exigida maior quantidade de dinheiro para adquirir a mesma quantidade de produto, resultando em inflação.
Escolhi abordar esse tema, pois inflação é sempre um assunto muito sério, porque reduz o poder de compra dos trabalhadores, e porque os ônus das medidas anti-inflacionárias costumam sempre recair sobre nossos ombros, seja na forma de salários menores, seja na forma de mais desemprego. O problema é que no o debate sobre inflação é sempre conduzido de forma muito pobre, e a politização necessária acaba sendo sempre direcionada para o rumo eleitoreiro. O assunto merece algumas ponderações.
Entendo que a inflação é um fenômeno macroeconômico que está presente na economia, com isso justifico que a economia precisa acomodar os ganhos reais, não é o mesmo que ser condescendente com a inflação, mas esta acomodação é mais fácil em um contexto de crescimento do produto e da produtividade, porque permite elevar salários sem comprimir as margens e sem repassar os aumentos aos preços finais. A relação entre taxa de inflação baixa e crescimento econômico é muito grande. Crescimento econômico significa mais emprego e