Inflação
Economia Política
Aulas 7
Inflação
Você tem tudo o que é preciso. Faça acontecer!
7. Inflação
7.1 Conceito
Inflação é um conceito que designa o aumento continuado e generalizado dos preços dos bens e serviço. No sentido literal, o termo inflação significa o efeito de inflar ou inchar.
7.2 Efeitos da Inflação
As distorções provocadas pela inflação em economias mais fracas geram uma série de efeitos como: Efeito sobre a distribuição de renda, sobre o balanço de pagamentos, o mercado de capitais, a alocação de recursos, entre outros.
7.2.1 Efeitos sobre a distribuição de renda
Como já foi definida, a inflação é uma alta generalizada dos preços dos produtos da economia. Com isso os agentes econômicos que dependem de salários fixos, perdem o seu poder aquisitivo. Pois, a moeda encontra-se desvalorizada. Analogamente quem mais sente os efeitos da inflação é o trabalhador de baixa renda. A inflação provoca redução do poder de consumo dos seguimentos da população que dependem de rendimentos fixos com prazo legal de reajustes. Os proprietários de imóveis alugados também são vítimas da inflação, pois os aluguéis geralmente são contratados por um determinado período de tempo. Por outro lado, numa economia inflacionária os imóveis tendem a valorizar e se tornam uma interessante forma de investimento.
7.2.2 Efeitos sobre o balanço de pagamentos
A inflação em índices muito altos torna o produto nacional mais caro do que o internacional, isso estimula as importações e desestimula as exportações. Numa economia na qual as importações são maiores que as exportações a demanda agregada diminui.
7.2.3 Efeitos sobre o mercado de capitais
Durante um período inflacionário a moeda tende a desvalorizar muito rápido, com isso a aplicação em poupança, títulos e outros investimentos financeiros se torna pouco atraente, apesar de existir pessoas que, em curto prazo, ganham dinheiro com inflação, porém, em longo prazo todos perdem.
Os