Inflação
Este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo sobre inflação. Neste sentido a pesquisa começa destacando o conceito de inflação. Logo após será abordados tipos, característica e tipos de inflação. Irá ser apresentando também com anda a inflação hoje, quais mecanismos são utilizados para conter a inflação e os feitos que a inflação causa na economia.
2- Conceito
Inflação é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. Num processo inflacionário o poder de compra da moeda cai.
Exemplo: num país com inflação de 10% ao mês, um trabalhador compra cinco quilos de arroz num mês e paga R$ 10,00. No mês seguinte, para comprar a mesma quantidade de arroz, ele necessitará de R$ 11,00. Como o salário deste trabalhador não é reajustado mensalmente, o poder de compra vai diminuindo. Após um ano, o salário deste trabalhador perdeu 120% do valor de compra.
A inflação é muito ruim para a economia de um país. Quem geralmente perde mais são os trabalhadores mais pobres que não conseguem investir o dinheiro em aplicações que lhe garantam a correção inflacionária.
Popularmente inflação significa o aumento exagerado dos preços no mercado. Na economia o termo representa a queda do poder de compra do dinheiro. Existem alguns modelos para se medir o índice de inflação de um país. No Brasil o cálculo é feito através do modelo de médias estatísticas móveis, onde as altas e baixas são excluídas pela média. Nos EUA, o modelo é diferente: é excluído o valor de produtos com maior probabilidade de choques de custo. O ideal é que o índice inflacionário esteja entre 2% e 4,5 %.
Os processos que geram a inflação podem ser classificados. Inflação reprimida é gerada pelo congelamento dos preços pela política econômica do país. Inflação de custo acontece por causa do aumento do custo de produção. Inflação de demanda ocorre devido ao aumento do consumo, ou seja, os preços aumentam por causa do