inflação
ECONOMIA E MERCADO
PROFESSORA: MARIA AMÉLIA
Jaqueline Alves De Oliveira Santos
Sala 18
NATAL 2013
QUESTÕES
1- Defina o que seja Inflação?
Inflação representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região. Num processo inflacionário o poder de compra de moeda cai. Quem geralmente perde mais são os trabalhadores mais pobres que não conseguem investir o dinheiro em aplicações que lhe garantam a correção inflacionária.
2- Quais suas consequências numa economia de mercado?
É a desvalorização da moeda do país, alta do dólar e aumento dos preços dos importadores, diminuição dos investimentos no setor produtivo, clima econômico desfavorável, aumento de especulação financeira, elevação de taxas de juros e aumento de desemprego.
3- O que você entender por “CORRECÃO MONETÁRIA”? Exemplifique
São os reajustes feitos na economia para evitar a perda de valor da moeda. Exemplo: todos os dias o câmbio, moedas estrangeiras estão em constante mudança isso se chama câmbio flutuante, os valores podem subir ou descer digamos que o salário que ganhamos está devazado. Os anos passaram a inflação subio e o salário mínimo também foi alterado segunda as estatísticas e o campo econômico, e seu salário parou, devazou. Ficou devazada abaixo do esperado, não seguiu a inflação e nem as alterações do salário mínimo ou flutuação das moedas estrangeiras.
4- Defina o que seja: a) Taxas de juros nominais; b) Taxas de juros reais?
Nominais- É a taxa que obrigatoriamente deve ser indicada em todos os contratos de crédito ou nas aplicações e corresponder ao período de um ano. Sendo que, é uma renumeração monetária sujeita aos efeitos da inflação.
Reais- É a taxa que reflete a redução do poder de compra de um montante de juros, calcula-se corrigindo a taxa de juros efetiva pela taxas média da inflação durante o período de aplicação.
5- “Em uma