judo o som do trvão
2034 palavras
9 páginas
IntroduçãoO trabalho relata a importância da família na e no desempenho escolar de seus filhos, na qual é preciso que a educação é mais que instrumento, envolve a vivência de valores humanos que só a família pode cultivar.
Porém, nem sempre tudo acontece como previsto. Assim como as expectativas podem ser alcançadas, também a criança pode apresentar problemas e dificuldades no aprendizado de Língua Portuguesa e Matemática. Inicia-se, então, a busca incessante das causas formas de solução visando o melhor aprendizado por parte do aluno. A escola, necessariamente, deve apresentar competência para trabalhar com a criança, mas o acompanhamento da família, além de grande estímulo, é facilitador do processo de aprendizagem.
A escola deve ser um espaço de troca de experiência educativo para os pais e onde eles encontram apoio para viver dentro dos valores morais e padrões; conclui-se então que famílias participativas podem contribuir muito no desenvolvimento escolar de cada criança.
Justificativa
A elaboração desse trabalho de pesquisa partiu da tentativa de ajudar as crianças no seu desenvolvimento educacional, conscientizando os pais a participarem mais das reuniões familiares da escola e da própria aprendizagem de seus filhos, onde foi observado que as crianças que tem o apoio em seus estudos, seu desempenho é melhor do que aqueles onde sua família não tem suas responsabilidades educacionais com os mesmos. Assim sendo, a família e a escola podem promover situações complementares e significativas de aprendizagem das crianças nas principais matérias; “Língua portuguesa e Matemática”, deixando claro que os papéis da família e da escola são distintos, havendo responsabilidades e objetivos comuns entre elas, que é a criança alfabetizada na idade certa. Os pais são os principais protagonistas da educação.
Tema
A importância dos pais no acompanhamento escolar de seus filhos.
Problematização do tema