Inflação: tipos e causas
Entende-se por inflação como sendo um aumento generalizado e persistente nos índices de preços. Os movimentos inflacionários são aumentos contínuos de preços, não podendo ser confundidos com altas esporádicas, como elevação de preços em períodos de safras agrícolas, por exemplo. Tais aumentos devem também ser generalizados, estando todos os bens participando desses aumentos contínuos.
Como a inflação representa uma elevação dos preços monetários, ela significa que o valor real da moeda é depreciado pelo processo inflacionário. Assim, por definição, a inflação é um fenômeno monetário, o que não quer dizer que a sua solução passe simplesmente por um controle do estoque de moedas.
CAUSAS DA INFLAÇÃO
São várias as causas de inflação, porém, duas são consideradas causas clássicas: uma provocada pelo excesso de demanda agregada, chamada inflação de demanda e a outra provocada por elevação dos custos de produção, chamada inflação de custos. Existem também outros tipos de inflação, que, na verdade, se relacionam com as duas causas clássicas, como veremos.
TIPOS DE INFLACAO
Inflação de Demanda
A inflação de demanda refere-se ao excesso de demanda agregada em relação à produção disponível de bens e serviços. Pode ser entendida como dinheiro demais à procura de poucos bens.
Inflação de Custos
A inflação de custos pode ser associada a uma inflação tipicamente de oferta. O nível de demanda permanece praticamente o mesmo, mas os custos de certos insumos importantes aumentam e são repassados aos preços dos produtos.
Outros tipos de inflação
Vimos as principais causas da inflação. Existem, de acordo com Sandroni (1999),outros tipos de inflação, porém, estão, em geral, relacionados de alguma forma com as causas principais:
a) Inflação galopante: é um surto inflacionário em que os preços sobem rapidamente, a inflação se mantém alta (entre 20% e 50%) e se torna crônica, tendendo a se realimentar.
b) Inflação de papel moeda: expressão