Inflacao Trabalho economia
ANGÉLICA MARIA DE MELO
ECONOMIA
INFLAÇÃO
SÃO PAULO
2015
1. Quais os impactos da inflação na economia?
Na economia, a inflação é um processo de aumento generalizado e contínuo dos preços. É generalizado porque todos os preços aumentam, sendo que o aumento de alguns produtos ou serviços não caracterizaria um processo inflacionário. É contínuo, pois aumentos esporádicos de preços não resultam em processos inflacionários.
A inflação provoca distorções na economia, sendo as principais:
- Efeito sobre a distribuição de renda, em que assalariados que dependem de prazos legais de reajustes não conseguem acompanhar o aumento de preços;
- O balanço de pagamentos sofre déficit, pois os produtos nacionais tornam-se muito caros. Assim, é mais fácil importar, o que faz com que haja muita saída de capitais do país, fazendo os preços se elevarem, tornando-se um círculo vicioso;
- Há um desestímulo para a aplicação nos mercados de capitais, pois o valor da moeda se desvaloriza muito rapidamente. Por outro lado, incentiva a aplicação em bens imóveis, como sítios, fazendas, casas, etc. pois os mesmos tendem a valorizar-se mais rapidamente;
- As expectativas sobre o futuro: a classe empresarial, especialmente, tende a ser mais sensível em relação à isso: os investimentos decrescem, tornando a economia cada vez mais frágil.
2. Quais os principais tipos de inflação?
- Inflação de demanda. Aumento na procura de um determinado bem, sem que exista uma resposta compatível da oferta, sendo assim necessário aumentar o valor desse bem para equilibrar a economia.
- Inflação de custo. Também pode ser chamada de inflação de oferta, e é aquela na qual ocorre um aumento em fatores que incidem diretamente sobre o produto.
- Inflação estrutural. Esta se relaciona com a ineficiência de serviços fornecidos pela infraestrutura de uma determinada economia, ou seja, é baseada na rigidez da oferta de bens e serviços dessa estrutura econômica.