INFILTRA O
Tipos de infiltração
Existem dois tipos básicos de infiltração: os de causa interna e os de causa externa. O primeiro caso são aqueles causados por problemas no próprio apartamento ou no apartamento vizinho, como canos estragados. Já as causas externas são normalmente as ações da chuva e umidade do solo.
Independente da causa das infiltrações, elas podem causar inúmeros estragos, como descascar as paredes, estourar revestimento de parede e piso, degradar tetos em gesso, gerar mofos em geral e agredir as esquadrias externas.
Como surgem as infiltrações?
As infiltrações podem surgir por diversos motivos, desde estragos nas tubulações até pisos danificados. Os motivos comuns são rejuntes mal executados, pisos inadequados para áreas molhadas (cerâmicas cruas que absorvem água), esquadrias externas mal executadas, falta de proteção em alvenarias externas no 1º pavimento, telhados danificados, além das impermeabilizações com danos nas áreas externas.
A infiltração inicia-se quando a água existente nos espaços vazios do solo movimenta-se para dentro da construção provocando as indesejáveis manchas de umidade e infiltrações maiores, com o aparecimento ou “afloramento” da água na superfície.
Normalmente, as infiltrações são mais comuns nas áreas mais molhadas da casa, como cozinha, banheiro, varanda e até áreas externas de apartamentos, já que estão mais em contato com a água e solventes químicos, que agridem as proteções contra infiltrações. Quando uma das proteções sofre algum tipo de dano, o líquido terá vazão para outro local que não está preparado para receber essa umidade, causando os frequentes vazamentos no teto do apartamento de baixo.
Como prevenir as infiltrações
Insolação, ventilação e climatização artificial são os três principais fatores que podem ajudar a evitar problemas de umidade. A insolação natural é a ideal para manter o equilíbrio de temperatura entre os ambientes interno e externo, mas a cômodos que recebam muito sol