Estudos De Bacias Hidrografica Infiltra O Ok Atual
ENGENHARIA FLORETAL –
DICIPLINA: ESTUDOS E GESTÃO DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS
TRANSCRIÇÃO DE RESUMOS, TEORIAS E CONCEITOS
BACIAS HIDROGRÁFICAS: CONCEITOS ALEATÓRIOS
Transcrições, organização e adaptações :
Prof. Fábio Adriano Monteiro Saraiva (Meteorologista, MSc)
PORTO VELHO / 2015
2
CONSIDERAÇÕES
Esta apostila procura através de transcrições de teorias e conceitos sobre bacias hidrográficas, resultantes de diversos autores, buscar sistematizar estas informações de forma que venha a se enquadrar ao perfil do curso de Eng. Florestal e/ou subsidiar os futuros engenheiro florestais .
Nesta apostila são definidas alguns conceitos de forma a subsidiar o estudo sobre bacias hidrográficas, além de elucidar a influência da floresta dentro deste contexto.
AVISO
As informações
IMPORTANTE: apresentadas neste documento não podem ser usados para propósitos comerciais , além de não dá nenhuma garantia em
relação a estes produtos. Em nenhum caso a FARO , assim como os organizadores desse documento pode ser responsabilizado por danos especiais, indiretos ou decorrentes, ou nenhum dano vinculado ao que provenha do uso destes produtos.
3
1.
INFILTRAÇÃO
1.1. Introdução
A infiltração é o fenômeno de penetração da água nas camadas do solo próximas à superfície do terreno, movendo-se para baixo, através dos vazios, sob a ação da gravidade, até atingir uma camada suporte, que a retém, formando então a água do solo (MARTINS, 1976).
A água de chuva precipitada sobre terreno permeável é geralmente succionada totalmente pelo solo até o instante em que se inicia a formação de um espelho d’água na superfície e, por conseguinte, a ocorrência de deflúvio superficial. Esse fato pode ser observado por qualquer pessoa, porém é regido por leis físicas complexas, cuja quantificação é supostamente conseguida por meio de experimentos, leis empíricas e solução de equações diferenciais que governam o movimento da água no solo
(RIGHETTO, 2008).
A infiltração pode ser dividida em três