Infecções do Sítio Cirúrgico
G OLIVEIRA
G REIS
M COSTA
P ROCHA
T BARBOSA
INFECÇÕES DE SÍTIOS CIRÚRGICOS
ÍNDICE Introdução
Infecção do sítio cirúrgico
A “porta” para a infecção: a agressão cirúrgica
Classificações e critérios de diagnóstico
Infecção do sítio cirúrgico: fatores predisponentes
Cadeia epidemiológica
Etiologia
Tratamento
Medidas de prevenção
Conclusão
Referências
4
5
5
6
8
11
11
12
13
15
16
INTRODUÇÃO
Durante a internação de um paciente em um hospital, seja para qualquer tipo de procedimento, existem diversos fatores que podem aumentar sua permanência em internação, fatores agravantes de sua situação e até mesmo fatores que aumentam os índices de morbimortalidade nas instituições de prestação de serviços de saúde. Dentre estes fatores, podemos considerar como um dos principais a infecção hospitalar.
Infecções hospitalares ou nosocomiais são infecções adquiridas durante a permanência do paciente na instituição ou após a alta, quando esta infecção possui relação com o motivo da internação ou com um procedimento hospitalar, como uma cirurgia. No âmbito de procedimentos cirúrgicos, temos um dos principais tipos de infecção hospitalar: a infecção do sítio cirúrgico.
O sítio cirúrgico é o local específico do corpo humano submetido ao procedimento cirúrgico. Como exemplo, se temos um procedimento cirúrgico ortopédico de antebraço, o antebraço, neste procedimento, seria o sítio cirúrgico. A infecção do sítio cirúrgico é a maior causa de morbidade e mortalidade entre pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos, tornando-se assim um problema de saúde pública, mesmo em nível de países desenvolvidos.
INFECÇÃO DO SÍTIO CIRÚRGICO
Durante a história da medicina, mais especificamente da medicina cirúrgica, existiram diversos fatores limitantes para o desenvolvimento de técnicas. Nos últimos 150 anos, a medicina conseguiu grandes avanços em fatores limitantes como dor e