infecção hospitalar e comunitaria
2013
Microrganismo relacionado à infecção hospitalar e comunitária
Prof.ª Vera Vinhas e Pricila Magalhaes
13/11/2013
O que são Microrganismos?
Microrganismos são seres vivos microscópicos, geralmente constituídos por uma única célula. Os microrganismos compreendem as bactérias, os fungos unicelulares, os vírus e os protistas. Seu papel é essencial nos ciclos ecológicos, mas alguns deles originam doenças infecciosas bacterianas e virais, parasitoses (tais como a malária) e micoses.
O que são infecções?
A infecção é o ato ou efeito de um microrganismo corromper ou contaminar um organismo superior, desencadeando um conjunto de fenômenos biológicos no organismo agredido, com liberação de toxinas, acarretando uma série de reações locais e generalizadas de natureza imunológica e inflamatória em diversos níveis. As infecções podem ser superficiais, profundas, localizadas ou generalizadas. Várias são suas causas e ela pode ser principalmente de natureza viral, bacteriana e micótica (fungos)
O que é infecção hospitalar?
Segundo a ANVISA, é a infecção adquirida após a internação do paciente, que se manifesta durante a internação ou mesmo após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares. Mesmo que não conste dados laboratoriais de infecção no ato da internação, determina-se infecção hospitalar após 72horas pós admissão.
Fatores que determinam IH
Infecção antes de 72hs da internação, quando associadas a consultas, procedimentos, diagnósticos realizados durante este período.
Se nesse período, for diagnosticada uma infecção comunitária por um germe diferente, e esse for isolado seguido de agravamento.
As infecções nos recém-nascidos são hospitalares, exceto as de nível transplacentárias e as associadas a bolsa rota superior a 24hrs.
Pacientes já infectados, transportados de outro hospital são considerados portadores de infecção