infeccao
RESENHA - O ENSINO DO CONTROLE DE INFECÇAO:UM ENSAIO TEÓRICO-PRÁTICO
CACOAL/RO 2013
VANUZIA PEREIRA GOUVEIA
EDERSON ANDRADE
RESENHA - O ENSINO DO CONTROLE DE INFECÇAO:UM ENSAIO TEÓRICO-PRÁTICO
Resenha apresentada à Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal, como parte integrante dos requisitos para a avaliação na disciplina de Fundamentos em Enfermagem do Curso graduação de enfermagem sob a orientação da professora especialista Juliana Perin.
Cacoal/RO
2013
2. INTRODUÇÃO
As infecções hospitalares, enquanto ocorrência vinculada tanto às condições intrínsecas do paciente/cliente quanto às ações/procedimentos realizados pela equipe multiprofissional atuante nas instituições hospitalares, têm sido tema de discussões e reflexões por parte dos trabalhadores da área da saúde, bem como da comunidade em geral.Acredita-se que estas reflexões estejam, em muito, determinadas por uma série de indagações, (des)conhecimentos e pré conceitos que norteiam a temática infecção hospitalar, uma vez que se constitui em um campo de conhecimento recente. Apesar de a história nos mostrar que a infecção hospitalar é tão antiga quanto a existência dos hospitais, como tema que merece espaço de discussão tanto nas instituições de assistência à saúde quanto nas instituições acadêmicas de formação profissional, emerge de pouco tempo se comparado com a institucionalização da assistência.
Em contrapartida à existência destas reflexões, o que se visualiza é o fato de que, muitas vezes, as ações que se processam na prática cotidiana dos hospitais, se sucedem de forma repetitiva, mecanicista, como se o processo de "fazer" ocorresse de forma dissociada do processo de "refletir". Infere-se isto, pelo fato de acreditar que o processo de reflexão-ação, ou seja, que o fazer refletido, conduziria a uma realidade