Infec O Do Trato Urin Rio
CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA
Ivanilda Sales / Josiclésia Queiroz / Linaldo Queiroz / Maria José Lima / Maria Josilvânia / Marli Xavier
INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO
VITÓRIA DE SANTO ANTÃO
2015
Infecção do Trato Urinário
Conceito
A infecção Urinária (IU) ou Infecção do Trato Urinário (ITU) ocorre quando há a presença de microrganismos em alguma parte do trato urinário, como rins, bexiga, uretra e ureteres. Esse tipo de infecção é mais comum na parte inferior do trato urinário, do qual fazem parte a bexiga e a uretra, trata-se da inflamação superficial da mucosa de bexiga (mucosa vesical).
A ITU é causada principalmente pelas bactérias, porém também pode ser provocada por vírus, fungos e outros microrganismos. A maioria das bactérias causadoras são pertencentes a flora intestinal, sendo a Escherichia coli a mais infectante, representada por 80-90% dos casos.
É uma infecção mais frequente nas mulheres e surge no meio cientifico com nomes diferenciados de acordo com seu local de infecção, sendo eles: quando surge no Rim, chama-se pielonefrite; na Bexiga, cistite; na Próstata, prostalite e na uretra, uretrite, onde os tipos mais comuns são cistite e uretrite.
Causas
Ocorre quando o microrganismo entra no sistema urinário por meio da uretra e multiplica-se na bexiga. Comumente o agente causador é eliminado pelos linfócitos, porém ocasionalmente essas defesas falham e o agente passa a crescer dentro do trato urinário, dando início a uma infecção.
Fatores de Risco
Sexo feminino, onde o canal urinário (uretra) é menor;
Vida sexual ativa;
Uso de alguns tipos de contraceptivos, como espermicidas;
Mulheres com baixa quantidade de estrogênio (após a menopausa).
Bloqueio no trato urinário, como pedra nos rins e aumento da próstata;
Supressão do sistema imunológico;
Uso de cateter para urinar.
Sinais e Sintomas
A infecção urinária pode se apresentar sem sintomas, porem quando