infantil
O baixo funcionamento do córtex pré-frontal compromete as FE ( funções executivas) do cérebro , responsáveis pelo planejamento , observação , mudança de rota caso necessário , manutenção da atenção e do autocontrole do comportamento. A disfunção é crônica, herdada na grande maioria das vezes , daí sua presença desde a infância .
Ao contrário do que se pensava antigamente , o TDAH não é superado na adolescência :cerca de 65% das crianças diagnosticadas como portadoras de TDAH continua com os sintomas quando atinge idade adulta .
O Transtorno de Déficit de Atenção o TDAH muita gente conhece somente como hiperatividade , quando o caso é mesmo de TDAH os sintomas devem ser constantes e estar presente em pelo menos dois ambientes que a criança frequenta. Por isso o diagnóstico precisa de respaldo médico .
Agitação não é hiperatividade quando ocorre o TDAH , eles se mantêm e são tão exacerbados que prejudicam a relação com os colegas. Muitas vezes , o aluno mesmo hiperativo fica isolado não conversa.
Só o médico dá o diagnóstico , a investigação para o diagnóstico costuma ser bem detalhada. Hábitos ,traços pessoais e histórico médico são esquadrinhados para excluir a possibilidade de outros problemas e verificar se os aspectos que marcam o transtorno estão mesmo presentes . Por isso , o TDAH é definido por uma lista de sintomas . Ao todo são 21- nove referente á desatenção, outros nove á hiperatividade e mais outros três á impulsividade.
O diálogo com a família é essencial para o diagnóstico , o professor também pode ajudar e muito, então o mais adequado é a comunicação entre família ,escola, e médicos .
Pessoas com TDAH tem muita dificuldade em controlar os movimentos do corpo ,tem uma