Infancia e ludicidade
OBJETIVOS GERAIS
Ampliar o desenvolvimento da criança trabalhando a Literatura Infantil na leitura e escrita do dia-a-dia;
Compreender como o mundo literário participa de nossas vidas transvestido e diferentes formas;
Verificar a contribuição da literatura infantil no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança.
Justificativa
Ao longo dos anos, a educação preocupa-se em contribuir para a formação de um indivíduo crítico, responsável e atuante na sociedade. Isso porque se vive em uma sociedade onde as trocas sociais acontecem rapidamente, seja através da leitura, da escrita, da linguagem oral ou visual.
A literatura infantil influência em todos os aspectos da educação da criança tendo como finalidade educar, instruir e distrair.
A mesma atua em três áreas que seriam a afetividade, desperta a sensibilidade e o amor à literatura; compreensão desenvolve a leitura e compreensão do texto; inteligência desenvolve a aprendizagem de termos e conceitos, e principalmente a aprendizagem intelectual.
Para Costa , 2011:
A literatura infantil, considerada enquanto diálogo, entre dois seres igualmente ativos, o autor e o leitor, estabelece em um primeiro momento um contato silencioso e em solidão. (...) ao tomar contato com a literatura infantil, a criança aprenderá não apenas a familiarizar-se com a escrita (...) estará formando seu modo de pensar, seus valores ideológicos, os padrões de comportamento da sociedade e, em especial estará alimentando seu imaginário. (COSTA, 2011, p.27)
A literatura estimula a imaginação, abre novos horizontes para as crianças, transmite valores culturais, permite saber sobre o presente e também experiências e fatos do passado.
Sendo que a mesma propõe fantasia e distração, pois de acordo com a evolução psicológica da criança são consideradas algumas fases, e nesta fase predomina a fantasia, onde o conto de fadas, animais que falam lendas, fabula e mitos são preferidos.
Para trabalhar a literatura infantil